Instituto Ana Nery - Cursos Técnicos de Qualidade

Sobre nós

Conheça um pouco mais sobre nossa história…

Primordialmente, nossa primeira experiência na área de educação ocorreu por causa de uma necessidade de capacitação profissional que surgiu no mercado de trabalho. Especificamente na área da saúde, em 1996. Na época, o governo federal passou a exigir a capacitação profissional de atendentes de enfermagem estipulando um prazo para que estes se capacitassem. Assim, inúmeros trabalhadores se viram ameaçados de perder seus empregos. Foi então que criamos nosso primeiro curso, o de capacitação de Auxiliares de Enfermagem. Essa iniciativa possibilitou a formação profissional de mais de 100 atendentes de enfermagem na cidade de Bauru.
O projeto do curso para capacitação de Auxiliares de Enfermagem foi feito por uma equipe de profissionais especializados. Os resultados foram excelentes. Portanto, o projeto foi ampliado para todo o Brasil, e, em meados de 1997, foram formados mais de 20 mil trabalhadores.
Essa foi a primeira experiência na área de ensino técnico profissionalizante que tivemos e dela originou o grupo de profissionais que mais tarde fundaria o Instituto Técnico Ana Nery.
Em 1999, com o término do projeto, criamos uma pequena escola para ministrar cursos Técnicos de Enfermagem. A primeira turma desse curso tinha cerca de 40 alunos. Embora pequenos, tínhamos um diferencial – a qualidade do ensino.

Assim nasceu o Instituto Técnico Ana Nery.


Qualidade de ensino para todos.

Portanto, para conquistar nossos objetivos, escolhemos os melhores profissionais de Bauru para trabalharem como professores e instrutores. Conquistado nosso lugar no mercado, partimos em busca de conhecimento para programar novos cursos. Foi então que optamos pelo curso Técnico em Radiologia, o segundo curso a ser oferecido pelo Instituto.
Enfim, continuamos crescendo sem perder de vista o novo objetivo, que é o de oferecer o melhor em ensino profissionalizante. Passamos a estudar qual era a carência de mão de obra especializada em Bauru e região. Logo descobrimos que havia necessidade de abrir outros cursos como: os de Técnicos em: Farmácia, Laboratório, Estética, Enfermagem do Trabalho, Instrumentação Cirúrgica e Segurança do Trabalho. Recentemente se implantaram os cursos de Nutrição, Química e Açúcar e Álcool.

Um instituto de renome.

Assim, em 2002, colhemos os primeiros frutos. Ao participar de uma licitação internacional financiada pelo BIRD (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Ministério da Saúde e FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), o Instituto Ana Nery conquistou o primeiro lugar. Tínhamos apenas dois anos de existência e passamos por uma criteriosa avaliação dos órgãos competentes. Nossa classificação foi melhor do que as conquistadas pela Faculdade de Medicina de Botucatu, Secretaria da Saúde e Cruz Vermelha.
A classificação em 2002/ 2003 rendeu ao Instituto cerca de 1000 novos alunos entre auxiliares e técnicos. Em três meses abrimos sete unidades em localidades diferentes como:

  • Pederneiras
  • Jaú
  • Lençóis Paulista
  • Marília
  • Araçatuba
  • São José do Rio Preto

Posteriormente, no ano de 2004, o Instituto participou de uma licitação semelhante, e mais uma vez conquistou o primeiro lugar no curso de qualificação profissional. Bem como o segundo lugar no curso de complementação profissional.
Assim, o Instituto se tornou um dos pioneiros na área da saúde em Bauru e uma das melhores escolas de ensino técnico do Estado de São Paulo.
Atualmente, somente em Bauru, onde está sediado o Instituto Técnico Ana Nery, contamos com três unidades localizadas na área central da cidade. Estas ocupam mais de 3000 m², com toda infra-estrutura necessária para o conforto dos alunos.

Investimento no futuro.

Portanto, nossos laboratórios são modernos com equipamentos de última geração. Da mesma forma, a administração conta com uma equipe de alto nível. As estruturas curriculares dos cursos estabelecem ampla conexão entre a teoria e a prática. Os convênios com as diversas empresas que oferecem estágios aos nossos alunos permitem que estes aproveitem suas próprias vivências na construção de uma aprendizagem sólida.
Sobretudo, temos professores especializados, todos com nível superior e experiência no mercado de trabalho. O quadro de docentes é formado por nutricionistas, biólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos e enfermeiros. Dessa maneira, nossos cursos são altamente reconhecidos no mercado e em concursos realizados em todo o Estado, alunos do Instituto têm conquistado sempre os primeiros lugares.
Assim, continuamos nosso caminho trabalhando pela educação e o desenvolvimento do país.


“Nosso objetivo continua o mesmo – levar um ensino de qualidade a quem precisa e abrir as portas do mercado de trabalho por meio da educação e da capacitação.”